segunda-feira, 23 de março de 2020

Atividades para o período de afastamento - Coronavírus

Senhores pais, responsáveis e alunos da E. E. Profº Mário Bulcão Giudice,

Conforme orientação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, considerando a suspensão das aulas devido ao risco do Coronavírus e visando oferecer aos alunos a oportunidade de continuarem estudando em casa, encaminhamos atividades, também através deste blog, para que os estudantes façam e entreguem aos professores quando retornarmos à rotina normal.
Solicitamos aos alunos e pais que compartilhem as atividades através dos grupos de whatsapp dos quais participam. Pedimos também que compartilhem com os alunos e responsáveis que não possuem Facebook a informação de que as atividades também estão disponíveis através deste blog.

Cuidem-se! Muito obrigado!

Atividades programadas para o período de afastamento da escola
Semana de 16 a 20 de março (Atividades interdisciplinares)

Ensino Fundamental

  • 6º ano A – Coronavírus (Covid-19) - Pandemia
Pesquisar a definição de pandemia e situações de pandemia ocorridas em outros tempos. Elaborar um infográfico com as informações pesquisadas.

  • 7º ano A – Coronavírus (Covid-19) – Origem
Elaborar uma produção textual sobre a origem, propagação e consequências trazidas pela doença para a saúde do indivíduo.

  • 8º ano A – Coronavírus – (Covid-19) - Evolução
Confeccionar um gráfico de linhas comparando a evolução da doença em diferentes países. Elaborar uma conclusão sobre o mesmo.

  • 9º ano A – Coronavírus – (Covid-19) - Consequências econômicas
Elaborar uma produção textual (gênero artigo de opinião) sobre as consequências econômicas imediatas e a longo prazo geradas pelo Coronavírus para a economia nacional e mundial.

  • Tecnologia e Inovação - Escreva um texto sobre a influência das Fake News no combate ao Coronavírus. (Fazer a atividade no caderno, mínimo de 15 linhas).

  • Eletiva “Como ser um herói” - Utilizando as informações sobre o Coronavírus que você tem acompanhado nas mídias, escreva em seu caderno um roteiro sobre como se prevenir e por qual motivo ficar em quarentena nesse momento é tão importante. Ilustre o seu roteiro!

ATENÇÃO!

  • As atividades propostas (exceto a de Tecnologia e Inovação e a Eletiva) deverão ser feitas em folha avulsa ou como cartaz;

  • Desenvolva as atividades com letra legível, sem rasuras;

  • Os alunos que tiverem acesso, poderão buscar informações em sites confiáveis na Internet. Os que não tiverem acesso à Internet, poderão buscar informações na TV através de jornais, em programas de rádio, enfim, fazendo anotações para desenvolver as atividades elaboradas pelos professores;

  • As atividades propostas deverão ser entregues no retorno às aulas;

  • Determine um período do dia para dedicar aos estudos, busca de informações precisas, leitura. Aqueles que tiverem acesso à Internet, podem ainda, buscar vídeoaulas, atividades online, jogos educativos online...

  • Procure organizar as suas atividades feitas durante o período de afastamento em uma pasta e / ou local protegido;

  • Não se esqueça de colocar data em todas as atividades que fizer em casa, durante o período de afastamento e a(s) fonte(s) de pesquisa.

·        Neste momento, é importante que você e seus familiares sigam as orientações das autoridades sobre a permanência em suas casas, dentro do possível, como a melhor medida no combate ao Coronavírus. É importante também que você, aluno, torne-se protagonista na busca pela construção do seu conhecimento através das atividades que lhe serão encaminhadas e no desenvolvimento do hábito de estudo.

Ensino Médio

Eletiva “Como ser um herói” (Profª Thaís)- Utilizando as informações sobre o Coronavírus que você tem acompanhado nas mídias, escreva em seu caderno um roteiro sobre como se prevenir e por qual motivo ficar em quarentena nesse momento é tão importante. Ilustre o seu roteiro!


1ª série A
  • Química (Profª Walna)
Descrever as transformações químicas. Escreva 5 exemplos de reações químicas. (Fazer as atividades no caderno).

  • Biologia (Profª Walna)
Descrever os processos para obtenção de energia. (Metabolismo energético / Metabolismo Celular).
- Página 43 do caderno do aluno (não é necessário produzir vídeo).

·         Língua Portuguesa (Profª Aline)
- Leia o texto a seguir para fazer os exercícios (Fazer no caderno, copiando os enunciados dos exercícios)
CORONAVÍRUS: O QUE SABEMOS E O QUE ESPERAR DA NOVA INFECÇÃO RESPIRATÓRIA Especialistas explicam o que é o novo coronavírus, originário de Wuhan (China), quais seus sintomas e o risco de ele ser transmitido no Brasil 
 Por Diogo Sponchiato, André Biernath access_time28 jan 2020, 11h43 - Publicado em 24 jan 2020, 14h41

  Um novo vírus que ataca o sistema respiratório e se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, preocupa o planeta. Ele pertence à família dos coronavírus, um grupo que reúne desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves, como os causadores da Sars (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).               “Falamos de uma ampla família de vírus, que acometem praticamente todas as espécies, de répteis a mamíferos”, contextualiza o infectologista Celso Granato, do Fleury Medicina e Saúde. De acordo com as investigações ainda em andamento, o novo coronavírus, que afeta mais de 2700 pessoas e matou pelo menos 80 até o momento, pode ter origem em serpentes ou morcegos — inclusive se especula que a ingestão de um desses animais teria originado o surto. Apesar de um estudo chinês ter encontrado uma relação do novo coronavírus com cobras, não existe consenso entre os cientistas sobre a origem da doença. Muitos apostam que outro animal possa estar envolvido com o início do problema na China. 
  O fato é que coronavírus diferentes podem sofrer mutações e se recombinar, dando origem a agentes inéditos. Pulando entre espécies animais (os hospedeiros), eles eventualmente chegam aos seres humanos. “É um processo que tem semelhanças com o que acontece na gripe. Na gripe suína, um porco pegou o vírus de aves e, na recombinação de vírus diferentes dentro do animal, surgiu um H1N1 que conseguiu passar para os seres humanos“, explica Granato.  
  Tudo leva a crer que o novo coronavírus tenha sido originalmente transmitido para o ser humano de um animal e ainda esteja em processo de evolução e adaptação. “Embora a transmissão de uma pessoa para outra já tenha sido detectada, até agora não está clara a importância da transmissão interhumana”, diz a infectologista Lígia Pierrotti, do laboratório Delboni Auriemo.    
  Seguindo o padrão dos coronavírus, e a perspectiva de o agente aperfeiçoar sua propagação entre os humanos, existem algumas vias principais de transmissão. De acordo com o pneumologista Elie Fiss, professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, os coronavírus normalmente são transmitidos pelo ar, por meio de tosse ou espirro, contato pessoal próximo ou com objetos e superfícies contaminadas.
  Pesquisadores e autoridades de saúde estão mobilizados em entender melhor o comportamento desse agente infeccioso e evitar sua disseminação geral. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (ainda) não decretou uma emergência global. Mesmo assim, o Brasil e outras nações deram início a um plano de vigilância e contenção de casos suspeitos — por ora não há episódios confirmados por aqui.
  O número de vítimas na China fez soar o alerta, sobretudo para o risco de pneumonia e insuficiência respiratória em pessoas mais velhas e que já tenham outras doenças. “O novo coronavírus causa, em geral, sintomas respiratórios mais leves que os da Sars e da Mers e os sinais clínicos mais referidos são febre e tosse. Até o momento, a letalidade também é menor que a associada a Sars e Mers“, relata Lígia. Um estudo com uma família infectada pelo novo coronavírus sugere que é possível que ele permaneça no corpo sem manifestar sintomas. Isso dificultaria o controle, uma vez que esse agente infeccioso poderia ser transmitido por pessoas aparentemente saudáveis.  
  Todos os casos da doença têm relação direta com os territórios chineses acometidos, que inclusive já foram isolados. Por aqui, episódios suspeitos já são investigados  
  A primeira medida de prevenção é evitar viajar a Wuhan e região, bem como a cidades que possam vir a alojar surtos. Se inevitável, os médicos Elie Fiss e Celso Granato aconselham algumas medidas básicas de proteção, que inclusive se aplicam a outros agentes infecciosos transmitidos pelo ar e por gotículas de saliva:
• Evite aglomerações e contato próximo com outras pessoas;
• Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar (e descarte o material em local adequado);
• Lave as mãos a cada duas horas e principalmente após passar por estabelecimentos ou transportes públicos;
 • Procure não tocar olhos, nariz e boca;
 • Não compartilhe copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
• Dependendo do local, compre e use máscaras que cobrem boca e nariz. 
Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-coronavirus/
ATIVIDADES
1) Qual é o gênero do texto lido?
 ( a ) Sinopse.             ( b ) Reportagem.                                  ( c ) Crônica.              ( d ) Notícia.

 2) O vírus retratado na notícia lida, ataca qual sistema do corpo humano?
 ( a ) Cardiovascular.           ( b ) Digestório.                             ( c ) Respiratório.       ( d ) Locomotor.

 3) O coronavírus se espalhou em qual país asiático?
 ( a ) China .               ( b ) Arábia Saudita.                              ( c ) Coreia do Sul. ( d ) Japão.

 4) O que significam as siglas:
 a) Sars: ________________________________________
 b) Mers: _______________________________________

5) De acordo com o infectologista Celso Granato, de quais animais pode ter sido desenvolvido este vírus?

6) Assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso:
 (   ) Assim como a gripe suína, onde o vírus foi disseminado através de um hospedeiro (o porco), acredita-se que o coronavírus também possui a origem semelhante.
 (   ) A transmissão do vírus de uma pessoa para outra ainda não foi detectada.
 ( ) De acordo com o pneumologista Elie Fiss, os coronavírus normalmente são transmitidos pelo ar, por meio de tosse ou espirro.
 (  ) Apenas o Brasil e outras nações deram início a um plano de vigilância e contenção de casos suspeitos
(  ) Todos os casos da doença ocorreram em diversas regiões do mundo, exceto nos territórios chineses.

7) Pensando na data de publicação do texto e no panorama atual que pode ser acompanhado pela TV, o que você pode citar de diferenças com relação à prevenção da doença?

  • Física (Profº Matheus)
Realizar uma pesquisa sobre velocidade média, copiar e resolver 10 exercícios sobre o assunto. (Fazer a pesquisa e os exercícios no caderno).

·         Geografia (Profº Edson)
Responder o tema 1 do caderno do aluno. AssuntoLocalização e representação do espaço. Páginas (46 a 49)
Pesquisar na internet e produzir um texto sobre – O que é a cartografia e qual a sua utilidade.

1ª série B
  • Química (Profª Walna) – SEGUIR ORIENTAÇÕES PARA 1ª SÉRIE A.

  • Biologia (Profª Walna) - SEGUIR ORIENTAÇÕES PARA 1ª SÉRIE A.

· Língua Portuguesa (Profª Aline) – TEXTO E ATIVIDADES PROPOSTOS PARA 1ª SÉRIE A.

  • Física (Profº Matheus) - SEGUIR ORIENTAÇÕES PARA 1ª SÉRIE A

2ª série A
  • Química (Profª Walna)
Descrever E.T.A. (processos de uma estação de tratamento e água). (Fazer a atividade no caderno).

  • Biologia (Profª Walna)
Descrever o sistema internacional de unidades (SI), usado na Biologia.
Nome
Símbolo
Notação
Valor em relação ao metro

  • Língua Portuguesa (Profª Márcia)
- Leitura de texto do caderno do aluno, página 90. (Texto sobre Martins Pena).
- Responder, no caderno, as questões 1, 2, 3 e 4 (Anotar os enunciados dos exercícios).

  • Matemática (Profº Benício)
Fazer os exercícios do caderno do aluno. Página 7 até a página 14; atividade 9.
(Fazer os exercícios no caderno).

  • Física (Profº Matheus)
Realizar uma pesquisa sobre escalas termométricas, copiar e resolver 10 problemas sobre o assunto. (Fazer a pesquisa e os exercícios no caderno).

·         Geografia (Profº Edson)
Responder o tema 1 do caderno do aluno. AssuntoA Gênese Geoeconômica do Território Brasileiro. Páginas (48 a 50)
Pesquise na internet e produza um texto sobre – Quais as principais atividades econômicas do Brasil Colonial.

3ª série A
  • Química (Profª Walna)
Criogenia – Caderno do aluno, página 32. (Responder as questões no caderno).

  • Biologia (Profª Walna)
Fazer a classificação do Coronavírus utilizando os níveis de classificação do Sistema de Lineu.
- Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.(Fazer no caderno).

  • Física (Profº Matheus)
Realizar uma pesquisa sobre corrente elétrica e Lei de Ohm, copiar e resolver 10 exercícios sobre o assunto. (Fazer a pesquisa e os exercícios no caderno).

  • Matemática (Profº Benício)
Fazer os exercícios do caderno do aluno. Página 7 até a página 13; atividade 4. (Fazer os exercícios no caderno).

* Língua Portuguesa (Profª Márcia)
Leitura de texto do caderno do aluno, página 88 – Os adolescentes e a perigosa dependência do mundo virtual.
- Grife dez palavras do texto cujo significado você não conhece.
- Pesquise o significado das palavras que você grifou.
- Reescreva os trechos nos quais se encontram as palavras que você grifou, substituindo-as pelo significado (sinônimo) que encontrou em sua pesquisa. Fique atento ao contexto no qual a palavra está inserida para utilizar adequadamente os sinônimos encontrados.
-(Faça estas atividades em seu caderno).

  • Inglês (Profª Aline)
(Faça estas atividades em seu caderno, copiando os enunciados dos exercícios).

Coronavirus outbreak: Chinese President Xi Jinping appears in public as China returns to work after holiday
Modified from an article on https://www.theguardian.com/                                                             02/10/2020
Before you read -- Vocabulary to know:
    virus        outbreak        crisis       coordinate       infect        fatality       imminent        threat             
       transmission      infection          detect           quarantines         epidemic          teeming


 China’s president, Xi Jinping, has made his first public appearance in weeks, as some people began to return to work following the lunar new year holiday, which was extended as authorities grappled with the coronavirus outbreak.
 Xi, who has been absent from public view as the crisis worsened, visited a neighbourhood in Beijing. The president had his temperature taken and greeted residents and workers, according to a brief video posted by state CCTV.
 Members of the World Health Organization flew to China to help coordinate the response to the virus, which has infected more than 40,000 people and killed at least 908. The country reported 97 fatalities, its largest death toll in a single day since the outbreak was detected in December.
 Meanwhile, a further 60 cases were confirmed on a cruise ship docked in Japan, and the UK declared that the virus constituted a serious and imminent threat to public health.
 The WHO director, Tedros Adhanom Ghebreyesus, said late on Sunday that recent cases of coronavirus patients who have never visited China could be the “tip of the iceberg *”.
 “There have been some concerning instances of the virus spreading from people with no travel history to [China],” Ghebreyesus tweeted. “The detection of a small number of cases may mean there is more widespread transmission in other countries; in short, we may only be seeing the tip of the iceberg.”
 More than 3,000 new cases were reported over the previous 24 hours, raising the number of infections to 40,171. The increase follows a sharp decline in new cases reported on Sunday – fewer than 2,700, which led to optimism that prevention methods such as strict quarantines were working.
 Around China, workers began trickling back to offices and factories as the government eased restrictions on work and travel. In Beijing, roads were busier than in recent weeks but normally packed trains remained virtually empty. The few commuters on the street or using public transport were wearing face masks. Many companies have asked their staff to work from home.
 The epidemic has caused huge disruption in China. Usually teeming cities have become ghost towns during the past two weeks as Communist party rulers ordered virtual lockdowns, cancelled flights, closed factories and shut schools.
 The southern city of Guangzhou said it would resume public transport from Monday. Hubei province, hardest hit by the crisis, remained in lockdown, with train stations and airports shut and roads sealed off. Schools in provinces across the country will be shut until the end of February.
 Outside mainland China, more than 350 infections have been reported in nearly 30 places with two deaths: one in the Philippines and the other in Hong Kong.
 British authorities said on Monday that four more patients had tested positive, bringing the total number of UK cases to eight. The development came as the government declared the outbreak a serious and imminent threat to public health, a step that gives authorities additional powers to fight the spread of the virus.
 Now choose the best answer for the questions below:

1. Why is it news that China’s president was seen out in public again?
  1. He has been on holiday (vacation) for many weeks
  2. He has been visiting other countries as part of his duties as President
  3. He hasn’t been seen out since the virus began to spread in China
  4. He was busy working with authorities from the World Health Organization

2. What is the most likely reason the president had his temperature taken?
  1. He is sick with the virus
  2. He is giving an example to everyone, and showing support of health care workers
  3. He just wants to make sure he is not infected
  4. Everyone who comes to the clinic must have their temperature taken

3. Why did the World Health Organization (WHO) send some people to China?
  1. They are working with Chinese officials to help control the spread of the illness
  2. They are looking for the tip of the iceberg
  3. They came to punish China for starting such a deadly illness
  4. They are taking samples from people that are sick to study how the virus works

4. What does the WHO director think will most likely happen in the immediate future?
  1. The quarantines will work and people will stop getting infected
  2. Roads and trains in China will be busy again with lots of people
  3. New cases of the virus will decline
  4. The virus will likely spread and many more people outside of China will get sick

5. How has the virus affected everyday life in China?
  1. People are mostly staying home; they don’t go out unless necessary.
  2. The few people who are out in public wear face masks.
  3. Over 40 thousand people are sick and many have died.
  4. Children don’t go to school and many people work from home.
  5. All of the above

·         Geografia (Profº Edson)
    Responder o tema 1 do caderno do aluno. AssuntoRegionalização do espaço mundial. Páginas (47 a 49)
       Faça uma busca na internet e produza um texto sobre – O que é Regionalizar e como podemos utilizá-lo no assunto Corona vírus.

3ª série B
  • Biologia (Profº Hélio)
Responda:
1)    O que é Coronavírus?
2)    Quais os sintomas apresentados pela pessoa infectada pelo Coronavírus?
3)    Qual o tratamento para a pessoa infectada pelo Coronavírus?
4)    Você deve se preocupar com o Coronavírus? Por que?
5)    Como é possível evitar a propagação do Coronavírus?
6)    Cães e gatos podem ser infectados por esse vírus?
(Fazer as atividades no caderno)

  • Projeto de Vida (Profº Matheus) - Escrever um texto do gênero artigo de opinião referente à influência do Coronavírus na sua vida. (Folha avulsa).

·         Inglês (Prof ª Aline) - TEXTO E ATIVIDADES PROPOSTAS PARA 3ª SÉRIE A.

  • Física (Profº Matheus) - TEXTO E ATIVIDADES PROPOSTAS PARA 3ª SÉRIE A.
·         Geografia (Profº Edson) – SEGUIR PROPOSTA PARA 3ª SÉRIE A.

ATENÇÃO!

  • Desenvolva as atividades com letra legível, sem rasuras;

  • Utilize fontes confiáveis de pesquisa e não esqueça de citá-las;

  • Os alunos que tiverem acesso, poderão buscar informações em sites confiáveis na Internet. Os que não tiverem acesso à Internet, poderão buscar informações na TV através de jornais, em programas de rádio, enfim, fazendo anotações para desenvolver as atividades elaboradas pelos professores;

  • As atividades propostas deverão ser entregues no retorno às aulas;

  • Determine um período do dia para dedicar-se aos estudos, à busca de informações precisas, leitura. Aqueles que tiverem acesso à Internet, podem ainda, buscar vídeoaulas, atividades online, jogos educativos online...

  • Procure organizar as suas atividades feitas durante o período de afastamento em uma pasta e / ou local protegido, além de manter os cadernos organizados, no caso das propostas a serem realizadas no caderno;

  • Não se esqueça de colocar data em todas as atividades que fizer em casa, durante o período de afastamento e a(s) fonte(s) de pesquisa.

·        Neste momento, é importante que você e seus familiares sigam as orientações das autoridades sobre a permanência em suas casas, dentro do possível, como a melhor medida no combate ao Coronavírus. É importante também que você, aluno, torne-se protagonista na busca pela construção do seu conhecimento através das atividades que lhe serão encaminhadas e no desenvolvimento do hábito de estudo.