Senhores pais, responsáveis e alunos da E. E. Profº Mário Bulcão Giudice,
Conforme orientação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, considerando a suspensão das aulas devido ao risco do Coronavírus e visando oferecer aos alunos a oportunidade de continuarem estudando em casa, encaminhamos atividades, também através deste blog, para que os estudantes façam e entreguem aos professores quando retornarmos à rotina normal.
Solicitamos aos alunos e pais que compartilhem as atividades através dos grupos de whatsapp dos quais participam. Pedimos também que compartilhem com os alunos e responsáveis que não possuem Facebook a informação de que as atividades também estão disponíveis através deste blog.
Cuidem-se! Muito obrigado!
Atividades programadas para o período de
afastamento da escola
Semana de 16 a 20 de março (Atividades
interdisciplinares)
Ensino Fundamental
- 6º ano A – Coronavírus (Covid-19) - Pandemia
Pesquisar a definição de pandemia e situações de pandemia ocorridas em
outros tempos. Elaborar um infográfico com as informações pesquisadas.
- 7º ano A – Coronavírus (Covid-19) – Origem
Elaborar uma produção textual sobre a origem, propagação e
consequências trazidas pela doença para a saúde do indivíduo.
- 8º ano A – Coronavírus – (Covid-19) - Evolução
Confeccionar um gráfico de linhas comparando a evolução da doença em
diferentes países. Elaborar uma conclusão sobre o mesmo.
- 9º ano A – Coronavírus – (Covid-19) - Consequências econômicas
Elaborar uma produção textual (gênero artigo de opinião) sobre as
consequências econômicas imediatas e a longo prazo geradas pelo Coronavírus
para a economia nacional e mundial.
- Tecnologia e Inovação - Escreva um texto sobre a influência das Fake News no combate ao
Coronavírus. (Fazer a atividade no caderno, mínimo de 15 linhas).
- Eletiva – “Como ser um herói” - Utilizando as informações sobre o
Coronavírus que você tem acompanhado nas mídias, escreva em seu caderno um
roteiro sobre como se prevenir e por qual motivo ficar em quarentena nesse
momento é tão importante. Ilustre o seu roteiro!
ATENÇÃO!
- As atividades propostas (exceto a de Tecnologia e Inovação e a
Eletiva) deverão ser feitas em folha avulsa ou como cartaz;
- Desenvolva as atividades com letra legível, sem rasuras;
- Os alunos que tiverem acesso, poderão buscar informações em sites
confiáveis na Internet. Os que não tiverem acesso à Internet, poderão
buscar informações na TV através de jornais, em programas de rádio, enfim,
fazendo anotações para desenvolver as atividades elaboradas pelos
professores;
- As atividades propostas deverão ser entregues no retorno às aulas;
- Determine um período do dia para dedicar aos estudos, busca de
informações precisas, leitura. Aqueles que tiverem acesso à Internet,
podem ainda, buscar vídeoaulas, atividades online, jogos educativos
online...
- Procure organizar as suas atividades feitas durante o período de
afastamento em uma pasta e / ou local protegido;
- Não se esqueça de colocar data em todas as atividades que fizer em
casa, durante o período de afastamento e a(s) fonte(s) de pesquisa.
·
Neste momento, é
importante que você e seus familiares sigam as orientações das autoridades
sobre a permanência em suas casas, dentro do possível, como a melhor medida no
combate ao Coronavírus. É importante também que você, aluno, torne-se
protagonista na busca pela construção do seu conhecimento através das
atividades que lhe serão encaminhadas e no desenvolvimento do hábito de estudo.
Ensino Médio
Eletiva –
“Como ser um herói” (Profª Thaís)- Utilizando as informações sobre o
Coronavírus que você tem acompanhado nas mídias, escreva em seu caderno um
roteiro sobre como se prevenir e por qual motivo ficar em quarentena nesse
momento é tão importante. Ilustre o seu roteiro!
1ª série A
- Química (Profª Walna)
Descrever as transformações químicas. Escreva 5 exemplos de reações
químicas. (Fazer as atividades no caderno).
- Biologia (Profª Walna)
Descrever os processos para obtenção de energia. (Metabolismo
energético / Metabolismo Celular).
- Página 43 do caderno do aluno (não é necessário produzir vídeo).
·
Língua Portuguesa (Profª Aline)
- Leia o
texto a seguir para fazer os exercícios (Fazer no caderno, copiando os
enunciados dos exercícios)
CORONAVÍRUS: O QUE SABEMOS E O QUE ESPERAR DA NOVA
INFECÇÃO RESPIRATÓRIA Especialistas explicam o que é o novo coronavírus,
originário de Wuhan (China), quais seus sintomas e o risco de ele ser
transmitido no Brasil
Por Diogo Sponchiato, André Biernath access_time28
jan 2020, 11h43 - Publicado em 24 jan 2020, 14h41
Um novo vírus que ataca o sistema
respiratório e se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, preocupa o
planeta. Ele pertence à família dos coronavírus, um grupo que reúne desde
agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com
manifestações mais graves, como os causadores da Sars (sigla em inglês para
Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da Mers (Síndrome Respiratória do Oriente
Médio). “Falamos de uma ampla família de vírus, que acometem
praticamente todas as espécies, de répteis a mamíferos”, contextualiza o
infectologista Celso Granato, do Fleury Medicina e Saúde. De acordo com as
investigações ainda em andamento, o novo coronavírus, que afeta mais de 2700
pessoas e matou pelo menos 80 até o momento, pode ter origem em serpentes ou
morcegos — inclusive se especula que a ingestão de um desses animais teria
originado o surto. Apesar de um estudo chinês ter encontrado uma relação do
novo coronavírus com cobras, não existe consenso entre os cientistas sobre a
origem da doença. Muitos apostam que outro animal possa estar envolvido com o
início do problema na China.
O fato é que coronavírus diferentes podem
sofrer mutações e se recombinar, dando origem a agentes inéditos. Pulando entre
espécies animais (os hospedeiros), eles eventualmente chegam aos seres humanos.
“É um processo que tem semelhanças com o que acontece na gripe. Na gripe suína,
um porco pegou o vírus de aves e, na recombinação de vírus diferentes dentro do
animal, surgiu um H1N1 que conseguiu passar para os seres humanos“, explica
Granato.
Tudo leva a crer que o novo
coronavírus tenha sido originalmente transmitido para o ser humano de um animal
e ainda esteja em processo de evolução e adaptação. “Embora a transmissão de
uma pessoa para outra já tenha sido detectada, até agora não está clara a
importância da transmissão interhumana”, diz a infectologista Lígia Pierrotti,
do laboratório Delboni Auriemo.
Seguindo o padrão dos coronavírus, e a
perspectiva de o agente aperfeiçoar sua propagação entre os humanos, existem
algumas vias principais de transmissão. De acordo com o pneumologista Elie
Fiss, professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, os coronavírus
normalmente são transmitidos pelo ar, por meio de tosse ou espirro, contato
pessoal próximo ou com objetos e superfícies contaminadas.
Pesquisadores e autoridades de saúde estão mobilizados em entender
melhor o comportamento desse agente infeccioso e evitar sua disseminação geral.
No entanto, a Organização Mundial da Saúde (ainda) não decretou uma emergência
global. Mesmo assim, o Brasil e outras nações deram início a um plano de
vigilância e contenção de casos suspeitos — por ora não há episódios
confirmados por aqui.
O número de vítimas na China fez soar o alerta, sobretudo para o risco
de pneumonia e insuficiência respiratória em pessoas mais velhas e que já
tenham outras doenças. “O novo coronavírus causa, em geral, sintomas
respiratórios mais leves que os da Sars e da Mers e os sinais clínicos mais
referidos são febre e tosse. Até o momento, a letalidade também é menor que a
associada a Sars e Mers“, relata Lígia. Um estudo com uma família infectada
pelo novo coronavírus sugere que é possível que ele permaneça no corpo sem
manifestar sintomas. Isso dificultaria o controle, uma vez que esse agente
infeccioso poderia ser transmitido por pessoas aparentemente saudáveis.
Todos os casos da doença têm relação
direta com os territórios chineses acometidos, que inclusive já foram isolados.
Por aqui, episódios suspeitos já são investigados
A primeira medida de prevenção é evitar viajar
a Wuhan e região, bem como a cidades que possam vir a alojar surtos. Se
inevitável, os médicos Elie Fiss e Celso Granato aconselham algumas medidas
básicas de proteção, que inclusive se aplicam a outros agentes infecciosos
transmitidos pelo ar e por gotículas de saliva:
• Evite
aglomerações e contato próximo com outras pessoas;
• Cubra o
nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar (e descarte o
material em local adequado);
• Lave as
mãos a cada duas horas e principalmente após passar por estabelecimentos ou
transportes públicos;
• Procure não tocar olhos, nariz e boca;
• Não compartilhe copos, toalhas e objetos de
uso pessoal;
•
Dependendo do local, compre e use máscaras que cobrem boca e nariz.
Fonte:
https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-coronavirus/
ATIVIDADES
1) Qual é o gênero do texto lido?
( a )
Sinopse. ( b ) Reportagem. ( c ) Crônica. ( d ) Notícia.
2) O vírus retratado na notícia
lida, ataca qual sistema do corpo humano?
( a )
Cardiovascular. ( b ) Digestório. ( c ) Respiratório. ( d ) Locomotor.
3) O coronavírus se espalhou em qual país asiático?
( a ) China
. ( b ) Arábia Saudita. ( c
) Coreia do Sul. ( d ) Japão.
4) O que significam as siglas:
a) Sars:
________________________________________
b) Mers:
_______________________________________
5) De
acordo com o infectologista Celso Granato, de quais animais pode ter sido
desenvolvido este vírus?
6) Assinale
( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso:
( )
Assim como a gripe suína, onde o vírus foi disseminado através de um hospedeiro
(o porco), acredita-se que o coronavírus também possui a origem semelhante.
( ) A
transmissão do vírus de uma pessoa para outra ainda não foi detectada.
( ) De acordo com o pneumologista Elie Fiss,
os coronavírus normalmente são transmitidos pelo ar, por meio de tosse ou
espirro.
( )
Apenas o Brasil e outras nações deram início a um plano de vigilância e
contenção de casos suspeitos
( ) Todos os casos da doença ocorreram em
diversas regiões do mundo, exceto nos territórios chineses.
7) Pensando
na data de publicação do texto e no panorama atual que pode ser acompanhado
pela TV, o que você pode citar de diferenças com relação à prevenção da doença?
- Física (Profº Matheus)
Realizar uma pesquisa sobre velocidade média, copiar e resolver 10
exercícios sobre o assunto. (Fazer a pesquisa e os exercícios no caderno).
·
Geografia (Profº Edson)
Responder
o tema 1 do caderno do aluno. Assunto
– Localização e representação do espaço. Páginas
(46 a 49)
Pesquisar
na internet e produzir um texto sobre – O
que é a cartografia e qual a sua utilidade.
1ª série B
- Química (Profª Walna) – SEGUIR ORIENTAÇÕES
PARA 1ª SÉRIE A.
- Biologia (Profª Walna) - SEGUIR
ORIENTAÇÕES PARA 1ª SÉRIE A.
· Língua Portuguesa (Profª Aline) – TEXTO E
ATIVIDADES PROPOSTOS PARA 1ª SÉRIE A.
- Física (Profº Matheus) - SEGUIR
ORIENTAÇÕES PARA 1ª SÉRIE A
2ª série A
- Química (Profª Walna)
Descrever E.T.A. (processos de uma estação de tratamento e água).
(Fazer a atividade no caderno).
- Biologia (Profª Walna)
Descrever o sistema internacional de unidades (SI), usado na Biologia.
Nome
|
Símbolo
|
Notação
|
Valor em relação
ao metro
|
- Língua Portuguesa (Profª Márcia)
- Leitura de texto do caderno do aluno, página 90. (Texto sobre Martins
Pena).
- Responder, no caderno, as questões 1, 2, 3 e 4 (Anotar os
enunciados dos exercícios).
- Matemática (Profº Benício)
Fazer os exercícios do caderno do aluno. Página 7 até a página 14;
atividade 9.
(Fazer os exercícios no caderno).
- Física
(Profº Matheus)
Realizar uma pesquisa sobre escalas termométricas,
copiar e resolver 10 problemas sobre o assunto. (Fazer a pesquisa e os
exercícios no caderno).
·
Geografia (Profº Edson)
Responder o tema 1 do
caderno do aluno. Assunto – A Gênese Geoeconômica do Território
Brasileiro. Páginas (48 a 50)
Pesquise na internet
e produza um texto sobre – Quais as
principais atividades econômicas do Brasil Colonial.
3ª série A
- Química (Profª Walna)
Criogenia – Caderno do aluno, página 32. (Responder as questões no caderno).
- Biologia (Profª Walna)
Fazer a classificação do Coronavírus utilizando os níveis de
classificação do Sistema de Lineu.
- Reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.(Fazer no
caderno).
- Física
(Profº Matheus)
Realizar uma pesquisa sobre corrente elétrica e Lei
de Ohm, copiar e resolver 10 exercícios sobre o assunto. (Fazer a pesquisa e os
exercícios no caderno).
- Matemática (Profº Benício)
Fazer os exercícios do caderno do aluno. Página 7 até a página 13;
atividade 4. (Fazer os exercícios no caderno).
* Língua Portuguesa (Profª Márcia)
Leitura de texto do caderno do aluno, página 88 – Os adolescentes e a
perigosa dependência do mundo virtual.
- Grife dez palavras do texto cujo significado você não conhece.
- Pesquise o significado das palavras que você grifou.
- Reescreva os trechos nos quais se encontram as palavras que você
grifou, substituindo-as pelo significado (sinônimo) que encontrou em sua
pesquisa. Fique atento ao contexto no qual a palavra está inserida para
utilizar adequadamente os sinônimos encontrados.
-(Faça estas atividades em seu caderno).
- Inglês (Profª Aline)
(Faça estas atividades em seu caderno, copiando os enunciados dos exercícios).
Coronavirus outbreak: Chinese President Xi Jinping
appears in public as China returns to work after holiday
Modified from an article on https://www.theguardian.com/ 02/10/2020
Before you read -- Vocabulary to know:
virus outbreak crisis coordinate infect fatality imminent threat
transmission infection detect quarantines epidemic teeming
|
China’s
president, Xi Jinping, has made his first public appearance in weeks, as some
people began to return to work following the lunar new year holiday, which was
extended as authorities grappled with the coronavirus outbreak.
Xi, who has been absent from public view as the crisis worsened, visited a neighbourhood in Beijing. The president had his temperature taken and greeted residents and workers, according to a brief video posted by state CCTV.
Xi, who has been absent from public view as the crisis worsened, visited a neighbourhood in Beijing. The president had his temperature taken and greeted residents and workers, according to a brief video posted by state CCTV.
Members
of the World Health Organization flew to China to help coordinate the response
to the virus, which has infected more than 40,000 people and killed at least
908. The country reported 97 fatalities, its largest death toll in a single day
since the outbreak was detected in December.
Meanwhile,
a further 60 cases were confirmed on a cruise ship docked in Japan, and the UK
declared that the virus constituted a serious and imminent threat to public
health.
The WHO
director, Tedros Adhanom Ghebreyesus, said late on Sunday that recent cases of
coronavirus patients who have never visited China could be the “tip of the
iceberg *”.
“There
have been some concerning instances of the virus spreading from people with no
travel history to [China],” Ghebreyesus tweeted. “The detection of a small
number of cases may mean there is more widespread transmission in other
countries; in short, we may only be seeing the tip of the iceberg.”
More than 3,000 new cases were
reported over the previous 24 hours, raising the number of infections to
40,171. The increase follows a sharp decline in new cases reported on Sunday –
fewer than 2,700, which led to optimism that prevention methods such as strict
quarantines were working.
Around
China, workers began trickling back to offices and factories as the government
eased restrictions on work and travel. In Beijing, roads were busier than in
recent weeks but normally packed trains remained virtually empty. The few
commuters on the street or using public transport were wearing face masks. Many
companies have asked their staff to work from home.
The epidemic has caused huge
disruption in China. Usually teeming cities have become ghost towns during the
past two weeks as Communist party rulers ordered virtual lockdowns, cancelled
flights, closed factories and shut schools.
The southern city of Guangzhou
said it would resume public transport from Monday. Hubei province, hardest hit by the crisis, remained in lockdown,
with train stations and airports shut and roads sealed off. Schools in provinces across the
country will be shut until the end of February.
Outside mainland China, more than 350 infections
have been reported in nearly 30 places with two deaths: one in the Philippines
and the other in Hong Kong.
British authorities said on Monday that four
more patients had tested positive, bringing the total number of UK cases to
eight. The development came as the government declared the outbreak a serious
and imminent threat to public health, a step that gives authorities additional
powers to fight the spread of the virus.
Now
choose the best answer for the
questions below:
1. Why is it news that China’s president was seen out in public again?
- He has been on holiday (vacation) for many weeks
- He has been visiting other countries as part of
his duties as President
- He hasn’t been seen out since the virus began to
spread in China
- He was busy working with authorities from the
World Health Organization
2. What is the
most likely reason the president had his temperature taken?
- He is sick with the virus
- He is giving an example to everyone, and showing
support of health care workers
- He just wants to make sure he is not infected
- Everyone who comes to the clinic must have their
temperature taken
3. Why did the
World Health Organization (WHO) send some people to China?
- They are working with Chinese officials to help
control the spread of the illness
- They are looking for the tip of the iceberg
- They came to punish China for starting such a
deadly illness
- They are taking samples from people that are sick
to study how the virus works
4. What does
the WHO director think will most likely happen in the immediate future?
- The quarantines will work and people will stop
getting infected
- Roads and trains in China will be busy again with
lots of people
- New cases of the virus will decline
- The virus will likely spread and many more people
outside of China will get sick
5. How has the
virus affected everyday life in China?
- People are mostly staying home; they don’t go out
unless necessary.
- The few people who are out in public wear face
masks.
- Over 40 thousand people are sick and many have
died.
- Children don’t go to school and many people work
from home.
- All
of the above
·
Geografia (Profº Edson)
Responder o tema 1 do caderno do aluno. Assunto – Regionalização do espaço mundial. Páginas (47 a 49)
Faça uma busca na internet e produza um
texto sobre – O que é Regionalizar e como
podemos utilizá-lo no assunto Corona vírus.
3ª série B
- Biologia (Profº Hélio)
Responda:
1) O que é Coronavírus?
2) Quais os sintomas apresentados pela pessoa infectada pelo Coronavírus?
3) Qual o tratamento para a pessoa infectada pelo Coronavírus?
4) Você deve se preocupar com o Coronavírus? Por que?
5) Como é possível evitar a propagação do Coronavírus?
6) Cães e gatos podem ser infectados por esse vírus?
(Fazer as atividades no caderno)
- Projeto de Vida (Profº Matheus) - Escrever
um texto do gênero artigo de opinião referente à influência do Coronavírus
na sua vida. (Folha avulsa).
·
Inglês (Prof ª Aline) - TEXTO E ATIVIDADES
PROPOSTAS PARA 3ª SÉRIE A.
- Física (Profº Matheus) - TEXTO E ATIVIDADES PROPOSTAS PARA 3ª SÉRIE A.
·
Geografia (Profº Edson) – SEGUIR PROPOSTA
PARA 3ª SÉRIE A.
ATENÇÃO!
- Desenvolva as
atividades com letra legível, sem rasuras;
- Utilize fontes
confiáveis de pesquisa e não esqueça de citá-las;
- Os alunos que
tiverem acesso, poderão buscar informações em sites confiáveis na
Internet. Os que não tiverem acesso à Internet, poderão buscar informações
na TV através de jornais, em programas de rádio, enfim, fazendo anotações
para desenvolver as atividades elaboradas pelos professores;
- As atividades
propostas deverão ser entregues no retorno às aulas;
- Determine um período
do dia para dedicar-se aos estudos, à busca de informações precisas,
leitura. Aqueles que tiverem acesso à Internet, podem ainda, buscar
vídeoaulas, atividades online, jogos educativos online...
- Procure organizar as
suas atividades feitas durante o período de afastamento em uma pasta e /
ou local protegido, além de manter os cadernos organizados, no caso das
propostas a serem realizadas no caderno;
- Não se esqueça de
colocar data em todas as atividades que fizer em casa, durante o período
de afastamento e a(s) fonte(s) de pesquisa.
·
Neste momento, é
importante que você e seus familiares sigam as orientações das autoridades
sobre a permanência em suas casas, dentro do possível, como a melhor medida no
combate ao Coronavírus. É importante também que você, aluno, torne-se
protagonista na busca pela construção do seu conhecimento através das
atividades que lhe serão encaminhadas e no desenvolvimento do hábito de estudo.